O que é?
A Pastoral do Menor, é um serviço da Igreja do Brasil junto às crianças e adolescentes empobrecidos. Ela teve suas origens no ano de 1977 e desde então vem buscando percorrer caminho cada vez mais facilitador de sua missão.
Organização da sociedade civil (OSC), de fins filantrópicos que objetiva atender crianças e adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, valorizando e respeitando a dignidade humana dessas pessoas, na luta por seus direitos humanos, através de ações sócio educativas diversificadas. “Promover e defender a vida das crianças e dos adolescentes empobrecidos e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais.” CNBB – (Pastoral do Menor Nacional, Princípios, Diretrizes e Organização, Artigo 12, 2014).
Atuação da Pastoral na Fundação CASA de Diadema?
O trabalho com os adolescentes na Fundação Casa consiste na visita semanal às segundas-feiras. As visitas acontecem na forma de roda de conversa com os adolescentes buscando levar amor e esperança neste momento de reclusão, baseadas em leituras bíblicas e assuntos cotidianos sugeridos pelos jovens.
“Só a proximidade que nos faz amigos nos permite apreciar profundamente os valores das pessoas privadas de liberdade, seus legítimos desejos e seu modo próprio de viver a fé. À luz do Evangelho reconhecemos sua imensa dignidade e seu valor sagrado aos olhos de Cristo, pobre como eles e excluído como eles. Desta experiência cristã compartilharemos com eles a defesa de seus direitos”. (Doc. Aparecida, 398)
Como participar?
Para participar é necessário ser maior de idade, não possuir antecedentes criminais e procurar a secretaria paroquial para contato com a coordenação.