PastoralDaMusica

 Pastoral da Música Litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial da comunidade, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. A pastoral da Música Litúrgica, ocupa-se com a formação Litúrgica, visando a preparação e realização das celebrações.

Em nossa Paróquia e também nas comunidades São Bernardo – Mãe Rainha e Comunidade Santa Terezinha, a Pastoral busca agir em apoio à unidade dos grupos, através dos encontros mensais realizados todo 1˚ domingo de cada mês às 16h, no trabalho em conjunto com a Pastoral Litúrgica que propicia formações toda 3˚ quarta-feira do mês às 19h e por meio da utilização do ABC Litúrgico e hinário diocesano demonstrando a unidade com todas as 100 Paróquias da Diocese de Santo André.

Atribuições:
  • Promove a formação de músicos e salmistas que participam em celebrações da comunidade, fortalecendo as equipes de celebração;
  • Atualiza o repertório de músicas litúrgicas, cria propostas de celebrações, sugere criatividade nas celebrações;
  • Zela pela participação ativa, plena e frutuosa do povo por meio da música, instruindo os grupos conforme orientações dos documentos da Música na Igreja.
  • Prepara juntamente com as equipes, as celebrações que envolvam maior número de músicos e povo, procissões, celebrações de Natal, Semana Santa, Páscoa, Corpus Christi, Festa da Padroeira e Solenidades etc…
  • Programa e avalia as atividades litúrgico-musicais da paróquia, zelando pela qualidade e eficácia das celebrações;
  • Promove a integração entre as diferentes equipes de celebração;

Como posso participar?
Se você canta ou toca algum instrumento e deseja servir na comunidade por meio da música entre em contato por esse e -mail: pastoraldamusica.matriz@gmail.com. Informaremos as próximas datas de formações e enquanto elas não acontecem você será encaminhado para acompanhar por algum tempo um dos grupos de nossa Paróquia. Te receberemos com muita alegria. Há uma grande necessidade de instrumentistas em nossa paróquia, sendo assim, sinta-se convocado a colocar seu dom em comum.

Compareça no encontro mensal: 1˚ Domingo do Mês as 16h no Salão Paroquial

Como são preparadas as escalas de cantos?
As escalas de cantos são preparadas mês a mês pela coordenação e entregues no encontro mensal, não há um grupo fixo por celebração e sim, todos os grupos colocam a disposição os dias e dentro de uma escala há rotatividade de todos os grupos de acordo com a disponibilidade do grupo e necessidade da comunidade.
Nas grandes festas do Ano Litúrgico os todos os grupos são convidados a se unir para ensaios propiciando um grande momento de convivência e um belo coro unido às vozes da Comunidade.

Quem são os grupos de nossa Paróquia e Comunidades?

Grupo Infantil (Crianças de 8 à 14 anos)
Ensaios todas as quartas-feiras às 19h na sala 4
Lucas
Maria Eduarda
Diovana
Patricia
Alexia
Sabrina Victória
Sabrina Felix
Mariana
Maria Fernanda
Milenna
Camilla
Grupo de Oração
Glaucia
Henrique
Jerson
Joyce
João
Paulo
Anderson
Grupo de Jovens
(o grupo está convidando jovens para participar com eles)
Flávio
Gabriel
Bruno
Nícolas
Leonardo
Benedictus
Rafael
Thais
Meri
Lídia
Robson
Douglas
Wagner e equipe
Domingos
Serafim
Ivone
Paulo
Aparecida
Nemésio e equipe
Cida
Celina
Dirce
Domingos
Maria das Dores
Anísio e equipe
Fernanda
Alex
Rose
Felipe
Marias (Comunidade Santa Terezinha)
Maria das Dores
Maria Aparecida
Minico
Adão
Cumpadres
Antônio Bandeira
Higino
Gabriel
João Braz
Rubens
José Cícero
Cida
Gledson
João e Thais Ramon e Josy
Lucinete e equipe Alaide e equipe
Grupo em formação 2016
Maria Cristina
Ivaneide
Nícolas
Leonardo
Douglas
José Eduardo Amaro
Filipe

COORDENAÇÃO:
Henrique Lisboa Vitorino 
Fernanda de Marqui Correia