fff27857a9181ea82f2d6ca3fb553b7dA Legião de Maria é um movimento da Igreja Católica constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo. Nasceu em Dublin, em 07/09/1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, que reunindo umas quinze pessoas procuravam uma forma de apostolado. O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé.

Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da igreja. A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé e na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.

A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. O objetivo principal é a santificação dos seus membros e de todas as pessoas que tiverem contato.

exibirImagem

A Legião de Maria tem o objetivo de promover a integração das pastorais e movimentos da paróquia através da informação, esclarecimento e encaminhamento das pessoas visitadas na nossa comunidade para os trabalhos destas pastorais e movimentos. O movimento divide-se em três fases etárias distintas: Juvenil, Jovens e Adultos. Praesidium é o grupo onde se reúnem os membros nas paróquias. E ainda em níveis hierárquicos dentro de uma regionalidade: Cúria, Comitim, Senatus, Régiae e por fim Concilium legionis que é o conselho superir Legionário, este ficando em Dublim- Irlanda. Os nomes em Latim são uma alusão ao exército Romano.

Todos podem ser legionários, desde que pratique um Apostolado na Igreja e tenham uma devoção viva a Nossa Senhora.