É o Batismo que faz de nós cristãos e nos introduz na Igreja e, pela graça, faz-nos nascer para a vida divina. O Batismo marca verdadeiramente a nossa entrada na vida cristã.

 

batismo_sao_judasO Batismo é o sacramento da iniciação cristã, através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

“Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se Filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento”. (CIC 1250)

Quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este “casamento natural” à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem.

Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. “Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro”. (Efésios, V,22)

 

Informações para o Sacramento do Batismo

Documentos necessários para agendar:

  • Certidão de Nascimento da Criança;
  • RG dos Padrinhos (cópia).

 

Quanto aos casos especiais:

  • Quando os pais e padrinhos não receberam o Sacramento do Matrimônio (não são casados na Igreja), é necessário informar-se na Secretaria;
  • Não há necessidade nos casos em que os padrinhos são solteiros.

 

Quanto à contribuição:

  • Para a realização do Batismo a Igreja pede uma colaboração no valor de 10% do salário mínimo vigente;
  • Na realização do Encontro de Preparação e Conscientização para o Batismo, em que a celebração não seja feita nesta Paróquia e/ou transferência, a Igreja pede uma contribuição (Consulte o valor na secretaria paroquial).

 

Encontro de Preparação e Conscientização para o Batismo: (Até uma semana antes)

É realizado todos os sábados das 18h45 às 21h (Lembramos que a participação dos pais e padrinhos é OBRIGATÓRIA).

 

Batizado:

Os batizados são realizados todos os domingos após a missa das 9h, exceto no 5º Domingo do Mês, quando o batizado acontece durante a missa das 09h.

 

Observações:

Favor marcar o batizado com antecedência na Secretaria Paroquial pessoalmente (Segunda à Sexta-feira das 7h às 19h e aos Sábados das 08h às 12h);

 

>> MAIS INFORMAÇÕES COMO TAXAS E DISPONIBILIDADE DE DATAS, PROCURAR A SECRETARIA PAROQUIAL | (11) 4051-1716 / 4051-2508