É o Batismo que faz de nós cristãos e nos introduz na Igreja e, pela graça, faz-nos nascer para a vida divina. O Batismo marca verdadeiramente a nossa entrada na vida cristã.

 

O Batismo é o fundamento de toda vida cristã, é a porta da vida espiritual, que dá acesso aos outros sacramentos. Neste sacramento passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, a Igreja e assumimos a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

Quem pode receber o batismo? Pode-se batizar novamente?

O batismo é um sacramento que só pode ser recebido uma única vez, portanto, destina-se somente aqueles que não foram ainda batizados, sejam adultos ou crianças.

Quem pode ser padrinho e/ou madrinha?

Os padrinhos (padrinho e madrinha) são pessoas muito importantes na vida do batizado. Muitas vezes escolhe-se o “parça” do futebol ou de outras atividades, a “miga” confidente do momento, mas com o passar dos anos algumas relações se desfazem e os filhados igualmente ficam sem aqueles que deveriam ser referência para eles.

A escolha do casal (casados na Igreja Católica Apostólica Romana ou solteiros), ou de apenas uma pessoa (o Código de direito Canônico abre a possibilidade de ser apenas um) é de extrema importância, com isso, pense bem na escolha, não olhando apenas para o momento presente, mas em vista do futuro. Os padrinhos devem ser pessoas que possam dar bom testemunho, seja no âmbito da fé, quanto na sociedade, que ajudem o batizado em sua caminhada e na vida espiritual.

Considerando tudo isso, ninguém oferece aquilo que não possui, então, somente padrinhos devidamente batizados podem “oferecer” a seu afilhado(a) o batismo, o caminho de fé que assumiram e buscam trilhar. É necessário que pais e padrinhos sejam católicos e tenham recebido o Sacramento do Batismo.

Informações para o Sacramento do Batismo

Batizado:

Os batizados são realizados aos domingos após a missa das 9h.

CONDIÇÕES PARA BATIZAR UMA CRIANÇA:

PAIS E PADRINHOS BATIZADOS NA IGREJA CATÓLICA, QUE TENHAM RECEBIDO O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E QUE NÃO TENHAM ABANDONADO A FÉ CATÓLICA.
CASO CONTRÁRIO É NECESSÁRIO INFORMAR A SECRETARIA PARA DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AGENDAR O BATISMO
• Cópia de certidão de nascimento da criança.
• Cópia do RG dos padrinhos.
• Cópia da certidão de casamento religioso dos pais ou dos padrinhos

Taxa de contribuição: Para a realização do Batismo a Igreja pede uma colaboração no valor de 10% do salário mínimo vigente; (conforme pede documento da Cúria Diocesana).

HORÁRIO PARA AGENDAR O BATISMO: Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 16h  | Aos Sábado das 8h às 11h.

PRERARAÇÃO PARA O BATISMO: São 4 encontros para a preparação.
OS ENCONTROS SERÃO TRABALHADOS COM UM LIVRINHO. (BATISMO- ITINERÁRIO COM OS PAIS E PADRINHOS).
AOS SABADOS DAS 19H ÀS 21H.

1º ENCONTRO- NA IGREJA
2º e 3º ENCONTRO- NA RESIDÊNCIA DOS PAIS OU PADRINHOS.
4º ENCONTRO- NA IGREJA

 

Esclarecimentos: Essas taxas não são pagamentos pelos SACRAMENTOS celebrados, mas sim, uma forma de manter os serviços prestados pela Igreja quando da celebração dos mesmos sacramentos. A Igreja, os Funcionários, as Estruturas que devem ser preservadas para te servir HOJE, mas também para servir as pessoas de AMANHÃ.

Contamos com a vossa compreensão: VOCÊ ESTÁ NOS AJUDANDO E NÃO NOS PAGANDO!

“Ninguém seja privado de CELEBRAÇÃO por motivos financeiros.”

>> MAIS INFORMAÇÕES COMO TAXAS E OUTROS DETALHES, PROCURAR A SECRETARIA PAROQUIAL | (11) 4051-1716 / 4051-2508