A Pastoral da Comunicação Diocesana organizou no sábado, dia 28 de janeiro, a sua primeira assembleia pastoral, que aconteceu no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, no centro de Santo André.
No início da assembleia, o assessor da Pastoral da Comunicação Padre Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, as coordenadoras diocesanas Fernanda Minichello e Taíse Palombo, realizaram um momento de espiritualidade diante do Santíssimo Sacramento com os agentes de todas as paróquias da Diocese de Santo André.
Em preparação para a eleição dos coordenadores das dez regiões pastorais, Padre Marcos Vinícius falou sobre a importância de realizar a assembleia:
“É parte integrante do planejamento. É um momento de sinodalidade, que é um processo dialógico de escuta paciente e mútua entre e através de todos os níveis da Igreja, orientado para permitir que a Igreja. Através de uma escuta atenta, esta reunião ajudará a avaliar e planejar a ação pastoral, tendo como resultado um futuro plano de ação para a pastoral da comunicação. Todo planejamento deve levar em conta o Plano Diocesano de Pastoral, para haver comunhão e participação.”
Fernanda Minichello explicou aos presentes sobre a prorrogação do 8° Plano Diocesano de Pastoral, promulgado no dia 8 de Dezembro, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini: “A atuação da pascom nas regiões e pastorais será de muita articulação, precisamos entender que estamos a serviço das pastorais, atuamos como pastoral de conjunto, somos uma diocese que respira a sinodalidade e sabemos o quão importante é o nosso papel no plano diocesano de pastoral.”
O assessor da pastoral encaminhou as regiões pastorais para realizarem uma avaliação da atuação, realizando o processo de escuta para entender as necessidades de cada região e suas comunidades paroquiais.
Ao retornarem da avaliação, a coordenadora da PASCOM REGIONAL SUL 1 (Estado de São Paulo), Edite Neves, conversou com os agentes sobre o papel da Pascom na articulação e liderança pastoral:
“A principal forma de articulação são os encontros entre os vários níveis da PASCOM (paroquial, diocesano, regional e nacional). Ela vai interagir com todas as pastorais e movimentos da Paróquia na sua totalidade, auxiliando nas divulgações através de todos os recursos disponíveis que estiverem em seu alcance, e para que isso funcione está contando com a ajuda de colaboradores, que estão auxiliando nesse serviço. Somos convidados a cuidarmos dos nossos agentes da Pascom , a escutar os seus sonhos e dificuldades. É o eixo que nos impulsiona no caminho de integração com os demais organismos e pastorais da Igreja.”
No retorno do almoço os pasconeiros dividiram-se novamente em regiões pastorais, discutiram as ações em comum a serem realizadas e elegeram dois coordenadores por região, sendo os eleitos:
- Região Santo André Centro | Vanessa Mascaro e Vinicius dos Santos
- Região Santo André Leste | Claudete Madalena e Adriana Rodrigues
- Região Santo André Utinga | Marcos Donisete Rodrigues e Roberto Bezerra
- Região São Bernardo do Campo Centro | Francelle Reis e Maria Eduarda
- Região São Bernardo do Campo Anchieta | Lillian Andrade e Julia Maria Santos
- Região São Bernardo do Campo Rudge Ramos | Danúbia Bechelli e Gabriel José
- Região São Caetano do Sul | Virgínia Rodrigues e Felipe Villa
- Região Mauá | Geane Cristina e Carlos Henrique
- Região Diadema | Matheus Fernandes e Julia Rodrigues
- Região Ribeirão Pires / Rio Grande da Serra | Beatriz Raimundo e Felipe Andrade
A assembleia finalizou com o envio dos novos coordenadores regionais eleitos na Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo pároco e vigário geral da diocese, Padre Joel Nery, tendo como concelebrante o assessor da Pascom, Padre Marcos Vinícius.