Um momento especial na vida de quatro padres que celebram nesta quarta-feira (08/12), décadas de sacerdócio a serviço de Jesus Cristo e do povo de Deus: Pe. Edmar Antonio de Jesus comemora 30 anos de ordenação presbiteral; os padres Décio Rocco Gruppi e Paulo Afonso da Silva completam 25 anos de trajetória sacerdotal; e o “sim” do Pe. José Raphael Júnior completa 20 anos nesta data.
Conheça a caminhada de cada um deles:
Padre Edmar de Jesus
“30 anos de Negritude e Evangelização”
Pe. Edmar Antonio de Jesus nasceu no dia 16 de abril de 1961, em São Paulo (SP). Ingressou no Seminário no ano de 1984. Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 5 de maio de 1991 pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes (bispo diocesano entre 1975 e 1996), na Paróquia Imaculada Conceição em Diadema; e a ordenação presbiteral no dia 8 de dezembro de 1991, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, também pela imposição das mãos de Dom Cláudio.
Celebrou a primeira missa no dia 15 de dezembro de 1991, na Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema. Se não fosse padre seria militar da Aeronáutica.
Em sua caminhada sacerdotal de três décadas, Pe. Edmar atuou nas paróquias Santa Edwiges, em São Bernardo; Imaculada Conceição (Matriz de Mauá) e São Paulo Apóstolo, no Jardim Zaíra, também em Mauá; Santo Antônio, em São Caetano; São Judas Tadeu, em São Bernardo; Santa Luzia e São Carlos Borromeu, em Santo André, e atualmente é vigário paroquial na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema.
Na Diocese de Santo André trabalhou como diretor espiritual dos Diáconos Permanentes, assessor da Catequese e atualmente é assessor da Pastoral Afro-Brasileira.
Entre seus hobbies estão a criação de pássaros para canto e exposição e praticar futebol de salão; seu clube do coração é o Corinthians. Em relação à música, Pe. Edmar aprecia o bom e velho rock’n roll citando Alice Cooper, Pink Floyd, The Who, Beatles, Rush, Yes, entre outros. As Aventuras de PI (2012) é o filme indicado; seu ator favorito é Samuel L. Jackson e a atriz favorita é Taís Araújo; sobre leitura, o sacerdote recomenda Água, Sopro e Luz (uma alquimia do batismo), de Evaristo Eduardo de Miranda – Edições Loyola.
Belém (PA) para conhecer o projeto de Igrejas Irmãs Diocese de Santo André – Santarém é sua viagem inesquecível; um lugar que ainda gostaria de conhecer é a África.
Pe. Edmar encerra com uma passagem bíblica marcante de sua vida: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo o que pede recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá” (Mt 7,7).
Padre Décio Rocco
“Eu vos darei pastores conforme o meu coração, que vos apascentarão com conhecimento e prudência”. (Jr 3,15)
Pe. Décio Rocco Gruppi nasceu no dia 29 de janeiro de 1965, na cidade de Santo André (SP), no Grande ABC. Entrou no seminário em janeiro de 1986. Foi ordenado diácono no dia 16 de junho de 1996 e posteriormente presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano. Caso não fosse padre seria biólogo.
Em sua caminhada sacerdotal, Pe. Décio atuou como vigário paroquial nas paróquias Nossa Senhora das Vitórias, São João Batista e São Pedro, ambas em Mauá, durante a segunda metade da década de 1990; exerceu a função de pároco durante quatro anos e três meses na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Região Santo André – Centro), no início dos anos 2000; depois assumiu como pároco na Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceu durante dez anos (2004 a 2013); após três anos de missão em Roma, na Itália, retornou à Diocese de Santo André como pároco da Paróquia São José (Região São Bernardo – Centro), de setembro de 2016 a janeiro de 2021 (4 anos e 4 meses). Reassume a Paróquia Nossa Senhora de Fátima no dia 24 de janeiro de 2021, data de sua posse como pároco.
Na Diocese de Santo André, o sacerdote atuou como reitor do Seminário Diocesano de Filosofia, assessor da Pastoral da Criança e durante 12 anos como chanceler do bispado; também foi professor de Patrística, Direito Canônico e Teologia; atualmente é promotor de justiça e juiz do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo André.
Entre seus hobbies, Pe. Décio gosta de ouvir MPB (Música Popular Brasileira, Bossa Nova e tem o cantor, compositor e poeta Vinícius de Moraes como artista favorito; aprecia filmes e livros: indica o filme “A Missão “(1986), com trilha sonora de Ennio Morricone (1928-2020); a sugestão de leitura é “A Insustentável Leveza do Ser” (1984) de Milan Kundera.
Conhecer o Japão ainda é uma viagem que Pe. Décio gostaria de fazer e ele finaliza com uma passagem bíblica marcante em sua vida: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,20).
Padre Raphael
“Diante de todos os desafios, sou feliz por ser padre.”
Pe. José Raphael Júnior nasceu no dia 13 de abril de 1973, em São Bernardo do Campo (SP), no Grande ABC. Iniciou os estudos para o sacerdócio em fevereiro de 1989, no Seminário Casa São Francisco – Campo Comprido – Curitiba- PR/ OFM Conventuais. Foi ordenado diácono no dia 17 de setembro de 2001 e posteriormente frei no dia 8 de dezembro do mesmo ano. Caso não seguisse os caminhos da vida presbiteral, Pe. Raphael confidencia que seria design de Interiores ou até um assistente social.
Em sua caminhada como frei e padre, atuou nas paróquias São Pio X, na cidade de Caçapava (SP); Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Guaraniaçu (PR); Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André (SP); desde 2015 como administrador paroquial da São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP) e assumiu em novembro de 2020 como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André (SP). Atuou também como assessor diocesano da Vida Religiosa e Coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos (2017-2018).
Entre seus hobbies, Pe. Raphael gosta de ouvir MPB (Música Popular Brasileira), músicas clássica e gregoriana; sua cantora favorita é Elis Regina (1945-1982); aponta Charlie Chaplin (1889-1977) como seu artista preferido e Steven Seagal como o ator que mais aprecia nos filmes; admira o trabalho da atriz Lilia Cabral; indica Star Wars como filme predileto e Toda Espiritualidade (do autor beneditino Anselm Grün); basquete é o esporte que gosta de praticar e assistir; torce para o São Paulo Futebol Clube.
Em relação à viagem inesquecível de sua vida, Pe. Raphael revela: “Ter tido a oportunidade de celebrar e estar na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, na Itália.”
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará”. O Salmo 23 norteia os passos de sua vida.
Padre Paulo Afonso
Padre Paulo Afonso da Silva nasceu no dia 7 de janeiro de 1968. Foi ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1996. Atuou durante duas décadas na Paróquia Sagrada Família, no Jardim do Lago, na Região São Bernardo – Anchieta. Desde fevereiro de 2019 é pároco da Paróquia São João Batista, no Rudge Ramos, na Região São Bernardo – Rudge Ramos.