Estimados Irmãos e Estimadas Irmãs!
Caríssimos Agentes de Pastoral desta Paróquia!
Saúdo Também Aos Senhores e as Senhoras que nos acompanham pelas Redes Sociais!
Graça e Paz da Parte de Deus o Pai e do Filho Nosso Senhor Jesus Cristo!
É com grande alegria e com muita emoção que aqui estou a pedido do caríssimo colega e pároco deste lugar Pe Dayvid da Silva que me incumbiu nesta noite de trazer aos senhores e as senhoras esta mensagem por ocasião da celebração dos 70 anos de criação desta paróquia.
Agradeço ao Pe. Dayvid pela oportunidade, tendo vista que faço parte da história desta paróquia e, pela nossa atual convivência, desde o dia 11 de abril de 2021 quando passei a exercer a função de vigário paroquial nesta paróquia conforme determinação do senhor bispo diocesano.
Desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem hoje Basílica Menor em São Bernardo do Campo, da qual era capela, em 29 de junho de 1953 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ambas na ocasião pertencentes a Arquidiocese de São Paulo, tendo em vista, que a Diocese de Santo André ainda não havia sido criada. A Vila Diadema aonde viria se situar a nova paróquia era apenas um distrito de São Bernardo do Campo.
Celebrar significa tornar célebre um momento uma ocasião, portanto a nossa paróquia hoje se reúne e dentro da Celebração da Eucaristia queremos tornar célebre esta data tão importante na vida da nossa comunidade. É também um momento de agradecimento a Deus, a Santa Mãe de Deus, nossa querida Imaculada e as pessoas; o primeiro bispo diocesano após a criação da Diocese de Santo André Dom Jorge Marcos de Oliveira, o segundo bispo diocesano, o Cardeal Dom Cláudio Hummes (que me ordenou diácono transitório nesta paróquia no dia 05 de maio de 1991 e presbítero em nossa catedral no dia 08 de dezembro do mesmo ano) e a Dom Décio Pereira terceiro bispo diocesano, todos já se encontram na Casa do Pai; também aos padres primeiro pároco Pe Arnaldo de Moraes Arruda, segundo pároco Pe Carlos Piasentin, terceiro pároco Pe Agostinho Bertoli e o quarto pároco Pe José Aguirre Suberviola que faço questão de mencionar pelo fato de quando eu e minha família nos mudamos para Diadema era ele o pároco, com quem então tive oportunidade de conviver como leigo e depois quando fui ordenado presbítero me tornei seu colega presbitério. É oportuno lembrar e citar aqui outro padre com que tive oportunidade de conviver na condição de leigo e como colega de presbitério o Pe Domingos Ibanez Dias, o qual em 10 de maio de 1973 foi nomeado por Dom Jorge, vigário cooperador do Pe Aguirre. Todos estes padres, também já se encontram numa das tantas moradas da Casa do Pai. E também como membro do clero, lembramos o caríssimo Diácono Permanente Mauro Ramazzine.
É claro que não podemos e, nem devemos deixar de agradecer a tantos leigos homens e mulheres que também gastaram suas vidas com muito amor e dedicação por esta paróquia, vou nominar aqui, lembrando os leigos e leigas, o Sr. Manoel Silvino, com quem também tive oportunidade quando leigo de conviver, entre os diversos trabalhos realizados por ele, destacamos sua atuação junto ao grupo dos Vicentinos e como ministro extraordinário da comunhão se não me falha a memória e o jovem Lucas, com tive a oportunidade, ter sido apesar de breve a nossa convivência, atuante na Pascom e na liturgia, os já junto de Deus certamente intercedem por nós.
De fato numa ocasião como esta é uma verdadeira benção lembrar com os membros do presbitério e do clero, da então criada Diocese de Santo André, no grande ABC, bem como, os leigos e leigas que são importantes e necessários na construção da história da paróquia. Como é bom celebrar, lembrar a história de fé, de pastoral e de vida de uma paróquia a partir dos ressuscitados.
Assim hoje neste dia 29 de junho de 2023 dentro desta Celebração Eucarística, para dentro da qual trazemos os 70 anos de criação desta paróquia, o seu Jubileu de Platina, os senhoras e as senhoras (leigos e leigas) que frequentam esta paróquia, os agentes de pastoral: crianças, adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres, cuja fé se manifesta e é praticada no seu engajamento nos diversos trabalhos existentes na paróquias, vou citar apenas alguns para não me alongar muito: coroinhas, cerimoniários, grupos de cânticos, ministros e ministras extraordinários, legião de Maria, vicentinos, Pastoral da Acolhida, Pascom e tantas outras pastorais e movimentos.
Tudo isso expressa e alimenta a fé e a vida cristã que nos é oferecida pela riqueza da vida sacramental que esta paróquia nos proporciona, no seguimento como discípulos e discípulas do nosso Mestre e Senhor Jesus, a qual também se manifesta no nosso amor e devoção a Santa Mãe de Deus Maria Santíssima, da qual nós cristãos católicos somos fiéis venerados e que foi escolhida para ser a padroeira deste lugar com o título de Imaculada Conceição.
Hoje também fazem parte da história desta paróquia as duas capelas Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e o Abade São Bernardo na Vila Conceição e a querida Santa Terezinha do Menino Jesus na Vila Élida, cuja presença e ação dos leigos e leigas que atuam nestas duas capelas, também são de fundamental importância para a vida pastoral desta paróquia.
Diante de tudo isso a Sagrada Palavra de Deus hoje nos ilumina e nos recorda que, após a ascensão de Jesus, os discípulos permaneceram reunidos e unidos, e que, Maria, mãe de Jesus estava com eles, sendo Maria, Nossa Senhora, também ponto de união na vida paroquial.
Na Boa Notícia do Evangelho de João, Maria nos ensina dizendo: “Fazei o que ele vos disser”. Com Maria aprendemos a seguir e o obedecer a seu Filho Jesus!
Meus irmãos e minhas irmãs, externamos nesta noite, o nosso agradecimento a todos aqueles e aquelas que vieram antes de nós, sejam eles e elas quem forem, estejam onde estiverem. Aos leigos e leigas que hoje, de diversas maneiras se doam pela nossa paróquia. Nosso agradecimento a Sra. Vera Meneguelo pela presença auxiliando nas questões administrativas paroquiais, aos atuais funcionários e não funcionários da paróquia responsáveis pela limpeza, segurança, as nossas atendentes paróquias, sempre com muito esmero no primeiro atendimento aos fiéis junto à secretaria paroquial. E tudo isso acontece sob o olhar do pastor e atual pároco Pe Dayvid da Silva.
Querido Povo de Deus, vou ficando por aqui agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte da história desta paróquia, por ele ter me permitido estar aqui nesta noite concelebrando com o Pe Dayvid, a quem também sou profundamente agradecido pela acolhida a mim dada desde que fui designado para ser vigário paroquial nesta paróquia e ao pedido dele “Pe Edmar o senhor pode fazer a homilia na missa do jubileu da paróquia?” ao que respondi: é uma responsabilidade muito grande padre, mas, aceito sim. Na intercessão da Imaculada, que Deus nos abençoe e nos faça cada vez mais felizes! Cantemos somente o Refrão!
Refrão…
Imaculada, Maria de Deus.
Coração pobre acolhendo Jesus
Imaculada, Maria do povo.
Mãe dos aflitos que estão junto à cruz
Diadema, 29 de Junho de 202
Jubileu de Platina Paroquial
Pe Edmar Antonio de Jesus
Vigário Paroquial