Qual é o dia certo para desmontar o presépio e a árvore de natal?

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano sendo um momento único e maravilhoso, em que celebramos o nascimento de Jesus.

A árvore de natal e o presépio fazem parte da tradição sendo que todos os anos as ruas e casas ficam enfeitadas, deixando os ambientes com clima natalino.

Geralmente monta-se o presépio no início do tempo do advento, no final de novembro, reunindo a família e chamando as crianças para ajudarem.Mas e para desmontá-la há alguma data específica?

Sim, claro que tem e se possível desmonte no dia correto, pois também faz parte da tradição e é muito importante, principalmente para os católicos.

Apesar de muita gente achar que devemos desmontar o presépio e árvore de Natal no dia da Epifânia do Senhor, data em que relembramos a visita dos três magos ao menino Jesus recém-nascido, o Dia de Reis, não é nessa data que deve-se desmontar a árvore e o presépio.

Mesmo que se diga que é a tradição, a informação não procede, pois o dia correto de desmontar o presépio e a árvore de Natal é no dia seguinte à festa do Batismo de Jesus, quando se encerra o tempo do Natal.

A solenidade do Batismo do Senhor é uma festa móvel, sem data fixa, ela acontece após a Epifania. Em 2020, a Epifania do Senhor será celebrada no dia 05 de janeiro Domingo e o Batismo do Senhor no dia 12 de janeiro no domingo seguinte.

Portanto, desmonte o presépio e a árvore de natal somente no dia 13/1 (Segunda), não caia na conversa dos outros ou nas orientações de sites, que desconhecem o sentido religioso do Natal. A Árvore de Natal e o presépio fazem parte de todo o período do Natal, que vai desde sua preparação no Advento até a festa do Batismo do Senhor. Retirar o Presépio e a arvore de Natal antes da data específica, significa encerrar o ciclo natalino antecipadamente, retirando todos os símbolos e esquecendo que ainda estamos vivenciando o Natal.

A partir do dia seguinte da Festa do Batizado de Jesus, neste ano no dia 12 de janeiro, começa a 1ª Semana do Tempo Comum, lembrando que estamos no Ano A, dedicado ao Evangelho de São Mateus na liturgia da Igreja. Antes de desmontar o Presépio, reúna as pessoas da casa para uma breve oração.

Então recolha com veneração as imagens e guarde-as em local apropriado. A família poderá beijar a imagem do Menino Jesus, antes de guardá-la. QUEIMAR A LAPINHA: Lapinha é o nome dado para a manjedoura, local onde se depositou a imagem do Menino Jesus sobre a palha, que representa o feno que alimentava os animais. Os resíduos do Presépio, que não serão reaproveitados, devem ser queimados, para não serem jogados no lixo comum ou abandonados em algum canto qualquer.

Fonte: http://www.arquisp.org.br/regiaolapa

Equipe PASCOM