8° Plano em ação: Igreja Matriz de Diadema promove Oração de Taizé

Como preparação para a chegada da Semana Santa, a Paróquia Imaculada Conceição, matriz de Diadema promove neste sábado (13/04), às 18h30, o momento de espiritualidade “Oração de Taizé”, tradição iniciada na França, na década de 1940, que se manifesta através de cânticos contemplativos e meditativos, composto de frases simples e de ícones, como a Cruz de São Francisco de Assis e um quadro de Nossa Senhora.

O encontro é aberto para toda a Diocese de Santo André e para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre essa experiência do silêncio meditativo, uma vez que a oração chama os participantes ao recolhimento interior e exterior, sendo convidados a trazerem velas para a atividade.

Para chegar ao local é muito fácil. Basta embarcar nas linhas 287 (Terminal Diadema) ou 288 (Terminal Jabaquara) do Trólebus e descer na Parada Manoel de Nóbrega, em frente a Igreja Matriz. Várias linhas de ônibus também atendem ao itinerário próximo da paróquia, na região central de Diadema.

*

8º Plano de Pastoral

A iniciativa atende ao Itinerário 1 do 8º Plano Diocesano de Pastoral – Convivência e Oração Comunitária – que trata da motivação e organização de atividades para uma vida comunitária orante, de forma a criar um ambiente de acolhimento do próprio Jesus, através de momentos de silêncio, meditação e oração.

“O objetivo é fazer com que as paróquias da Região Pastoral – Diadema e de toda a Diocese de Santo André conheçam esse momento de espiritualidade e propaguem essa ação por todas as igrejas”, afirma Paulinho, coordenador da Pascom (Pastoral da Comunicação) na Região Diadema.

*

Na Diocese

O momento de oração foi apresentado pela primeira vez na região, em 2005, quando a cidade andreense foi escolhida para acolher a Jornada da Confiança, que é organizada pela Comunidade Taizé do Brasil, com sede em Alagoinhas, no estado da Bahia. Doze anos depois, os setores diocesanos da Juventude e da Música organizaram em parceria, a Oração Taizé no Festival Vocacional.

*

Origem da Oração de Taizé

Existente há quase oito décadas, a comunidade Taizé (Lê-se Tesê) nasceu em 1940, na França, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas mãos do Irmão Roger, que acolhia os refugiados na cidade francesa de Taizé.

Naquela época, a iniciativa do irmão era criar um ambiente ecumênico de oração cristã entre todos que estavam no local, oferecendo uma reconciliação entre membros católicos e protestantes de várias nacionalidades, por onde ao passar dos anos foram crescendo e criaram a Comunidade Taizé, que se comprometem de uma vida comunitária muito simples.

*

Serviço

Momento de Espiritualidade – Oração de Taizé

Data: 13 de abril (sábado)

Horário: 18h30

Local: Paróquia Imaculada Conceição, matriz de Diadema

Endereço: Praça Pe. Agostinho Bertoli, s/nº – Centro – Diadema

Fonte: Site da Diocese de Santo André