Plebiscito sobre as pinturas da Paróquia

 

Durante os próximos meses a nossa comunidade vivenciará um plebiscito sobre as pinturas existentes em nossa paróquia, o que é um plebiscito?

Plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar um assunto de relevância para um determinado grupo de pessoas.

A nossa paróquia necessita de uma reforma, e ela acontecerá em breve,  reparos no teto, iluminação e rachaduras nas paredes são aparentes para todos. Tendo em vista que a parte interna da paróquia será reformada, entra em questão as pinturas da igreja que se permanecerem precisarão serem restauradas e caso não permaneçam serão removidas.

As pinturas dividem a opinião dos fiéis, há pessoas que acham muito bonitas e que enriquecem a beleza da paróquia, por outro lado há outras que acham “poluição visual” e que atrapalham e desviam a atenção dos fiéis durante as celebrações. Mas não cabe a nós agora julgar, no decorrer dos próximos meses a comunidade ouvirá e decidirá o que será feito daqui para frente.

É importante ressaltar que não estamos falando da Via-Sacra que foi feita antes, portanto mesmo que a comunidade decida por retirar as pituras ela permanecerá. As pinturas em questão discutidas neste plebiscito, são as que ficam de frente para a assembléia e na parte interna do altar.

Foi montada uma comissão composta por pessoas da nossa comunidade,  a favor de manter as pinturas e a favor de retirá-las. Essa comissão estabeleceu um cronograma com algumas datas importantes para o bom andamento do plebiscito.

Apresentação dos argumentos:
Nos dias 22, 29 de Julho e 5, 12 Agosto, acontecerão as apresentações dos argumentos dos dois lados. É importante ressaltar que não queremos gerar rivalidade entre a comunidade, não haverá confronto. A comissão está encarregada de convocar participantes da paróquia para apresentar os argumentos de cada lado, a comunidade ouve os lados, reflete e no dia do plebiscito vota conforme sua opinião.

Quando e onde será a votação?
No dia 19 Agosto das 8h às 17h a comunidade será convocada a votar, a opção com mais votos será acatada. A votação será no Salão Paroquial presencial.

Quem pode votar?
Pessoas acima de 12 anos.

O que levar no dia do Plebiscito?
Todos devem apresentar o RG.

 

Equipe PasCom.