São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas e Viajantes

No dia 25 de julho conhecido como dia do motorista, a Igreja Católica celebra o dia de São Tiago Maior, também pedimos a intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Neste sentido ocorreram bençãos aos motoristas, veículos e motos durante todo o dia até às 19h.

Em seguida, foi realizada uma carreata pelas ruas da cidade com carros, motos, caminhões e ônibus em louvor a Deus pela intercessão de São Cristóvão. Durante a carreata a imagem de São Cristóvão (Presente da Paróquia São Bento) acompanhou os fiéis devotos junto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida recordando o Ano Mariano e os seus 300 anos em 2017. A carreata foi finalizada com a celebração da Santa Missa.

Cristóvão significa “carregador de Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”. E o que isso tem a ver com o Santo que é padroeiro dos motoristas e das viagens?

Segundo conta a história deste Santo Mártir da Igreja, Cristóvão, que na verdade era chamado Réprobo, desde sempre foi um homem de grande porte, tanto em tamanho, quanto em força, nascido na Palestina, em ano desconhecido. Um gigante ao estilo de Golias, garantia certa de vitória nos exércitos em que guerreava.

Depois de servir aos maiores reis da sua época, resolveu-se por servir ao inimigo de Cristo, já que ele era temido e todos se curvavam de medo diante de seu nome. Porém, decepcionou-se também, já que toda vez que precisavam passar diante da cruz, o anjo do mal trocava de caminho, pra não encontrar o símbolo de Jesus. Cristovão, intrigado, questionou o demônio, que confessou: “Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele”.

 

Padroeiro dos viajantes e motoristas, peçamos hoje a São Cristóvão que nos guie sempre, em nossos trajetos ao trabalho, escola e toda vez que nos pusermos a guiar outras pessoas, sempre com responsabilidade e cuidado com as vidas, peçamos também a proteção contra os que dirigem acima do limite permitido, alcoolizados, colocando em risco não só suas próprias vidas, mas também a de tantos outros inocentes.

São Cristóvão, rogai por nós!

Fonte: REDAÇÃO SETOR JUVENTUDE DIOCESE DE SANTO ANDRÉ · Por Camila Vitor.