Animadores da Música Litúrgica marcam presença no 26º CELMU

celmu6

O CELMU – Curso Ecumênico de Atualização Litúrgico Musical aconteceu de 04 a 14 de Janeiro de 2017, na capital de São Paulo.

O Curso promovido pela CNBB é realizado todos os anos no mês de Janeiro em São Paulo, durante 11 dias, sendo feito em três anos/etapas e uma quarta etapa que serve como reciclagem e aprofundamento de temas. Muitos alunos, leigos, religiosos e religiosas, padres, seminaristas, diáconos, são enviados todos os anos por suas Dioceses e Paróquias que reconhecem a importância da formação Litúrgico Musical para os músicos membros da Pastoral Litúrgica local.

Quatro membros de nossa Diocese de Santo André estiveram presentes dando continuidade às etapas cursadas anteriormente: Lucas Araújo e Gabriel dos Santos Pereira enviados pela Paróquia Imaculada Conceição de Diadema, Thaís Sanches também de Diadema e Fernanda de Marqui Correia enviada pelo Setor Música da Diocese de Santo André para o 4˚ ano de estudo .

Edilaine-ES, Diácono Gabriel Duarte-BH, César Saquetto-ES, Rosenilda-SE, Pe. Taciano-PE, Thais Sanches-Diadema SP, Hélio Rubens-SP

Edilaine-ES, Diácono Gabriel Duarte-BH, César Saquetto-ES, Rosenilda-SE, Pe. Taciano-PE, Thais Sanches-Diadema SP, Hélio Rubens-SP

Nessa 26˚ edição do curso nacional de música litúrgica, estiveram presentes cerca de 80 membros das mais diversas dioceses do Brasil.

O objetivo principal do curso está em promover uma maior integração entre música e liturgia, mediante uma preparação adequada dos seus agentes, destinado a compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas ações litúrgico musicais e que garantam o efeito multiplicador nas comunidades.

A cada ano o aluno é inserido em uma didática incrível e transformadora que aprimorará suas percepções e habilidades musicais e lhe trará novas ferramentas e maneiras de trabalhar a música em suas comunidades locais.

Com um corpo docente qualificado que atua nas diversas áreas da música em suas comunidades cristãs e na academia, o curso tem como teor e proposta o cuidado de um modo permanente na formação litúrgico-musical, a fim de garantir um cantar litúrgico autenticamente eclesial, belo, vibrante e significativo da riqueza insondável do Cristo e de seu mistério pascal, cantado como objeto da fé de inúmeras comunidades cristãs.

Padre José Weber e Fernanda de Marqui

Padre José Weber e Fernanda de Marqui

Dentre as diversas disciplinas da grade do curso, destacamos Canto coral, Canto gregoriano, Educação Musical, Análise Litúrgico Musical, Técnica de Composição Litúrgica, Criação de Repertório, História da Música Cristã, Liturgia, Percepção Musical, Prática Instrumental, Prosódia, Regência, Cultura Popular, Fisiologia da Voz, Técnica do Canto, Técnica Vocal e Teoria Musical.

A vivência durante esses 11 dias é sempre uma Jornada incrível de partilha, comunhão e irmandade. Ao unir vozes e instrumentos de pessoas dos mais diversos lugares e realidades do Brasil, que servem a Liturgia por meio da música, descobrimos que o anseio é o mesmo: Entregar a Deus os dons e ajudar por meio da música a conduzir a assembléia litúrgica para melhor celebrar o Mistério Pascal de Cristo. Cada um retorna para suas casas com uma imensa bagagem inesquecível, cheios de vontade de multiplicar o conhecimento e inevitavelmente com novos amigos das comunidades do Brasil inteiro para poder realizar partilhas da caminhada pastoral e de fé.

Ano que vem nos encontramos!

Esperamos por você.

Os interessados em obter maiores informações sobre o curso e saber detalhes para participar em 2018 devem acessar o site www.celmu.com.br, ou ainda solicitar informações diretamente no e-mail: secretaria@celmu.com.br

Foto-OFICIAL-CELMU-2017

 

Fonte: http://www.diocesesa.org.br/2017/01/18/20308/

Pastoral da Música Litúrgica