Sínodo Diocesano

triduo_site3

O que é um Sínodo?

A palavra “Sínodo” tem origem no grego “sy­nodos” e significa “caminhar juntos”. Foi traduzida para o la­tim como “concilium”, que quer dizer “assembleia”. Sendo assim, o Sínodo Diocesano é uma assem­bleia que reúne sacerdotes, leigos e consagrados da Igreja Local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito com a participação de todos.

Por que de um Sínodo em Santo André?

A inspiração para a realização do Sínodo Dioce­sano em Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja Local. Neste sentido, Dom Pedro Carlos Ci­pollini quer escutar a todos e convidar a um es­tado permanente de evangelização/missão, que corresponda aos desafios pastorais atuais contex­tualizados no Grande ABC.

Qual o tema proposto? Qual a duração do Sínodo Diocesano?

O tema geral para a caminhada sinodal é “O sonho missionário de chegar a todos” (Papa Francisco, ‘A Alegria do Evangelho’, nº 31), começa em 13 de novembro de 2016, com a Celebração de Apresentação do Decreto de Convocação, e está prevista para terminar em novembro de 2017, data em que se reúne a Assembleia Sinodal, convocada pelo Bispo Diocesano.

Quem pode participar? Como?

Desde os jovens até os mais idosos, todos são convidados a dar o seu contributo. Sempre em grupo, comunidade, com as paróquias, re­giões pastorais, movimentos, associações, con­gregações religiosas, entre outros. A Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano disponibili­za, em cada um dos dois primeiros trimestres de 2017, um Guia de Leitura que auxiliará e orientará os grupos em sua reflexão. Os membros sinodais serão aque­les convocados pelo Bispo a partir dos ofícios exercidos na Diocese (Presbíteros, Diáconos, Religiosas (os), Seminaristas, Coordenadores Diocesanos de Pastorais, Movimentos e Associações, Mem­bros dos Conselhos Regionais de Pastoral entre outros) e, em alguns casos particulares, haverá convites pessoais.

Vídeo explicativo sobre o Sínodo Diocesano.

O Sínodo em nossa Paróquia15536794_1276326845775682_1887752343_o

No último dia 09/12 o nosso Pároco Pe. Pedro reuniu o CPP – Conselho Pastoral Paroquial e membros da comunidade, numa assembléia e apresentou a proposta do Sínodo a nível diocesano e principalmente paroquial. Temos algumas responsabilidades enquanto fiéis e para saber como ajudar para o bom andamento acesse o [Guia de Participação Sinodal].

Aos coordenadores de pastorais e movimentos foi entregue uma série de perguntas que serão respondidas em conjunto com seus membros participantes e devem ser devolvidas até o mês de Março/2017.

O material utilizado na apresentação do Pe. Pedro do Sínodo na assembléia está disponível a todos para download [Assembléia Sinodal]

 

Para o Regulamento e outras informações sobre o Sínodo acesse: www.sinodo.diocesesa.org.br

 

Fonte: http://sinodo.diocesesa.org.br/

Equipe PASCOM